^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar | ![]() |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
Exultate Deo também termina o debate
Eu abordei o ensinamento do Concílio de Florença sobre o baptismo em secções anteriores; mas, devido ao facto de o ensinamento de Exultate Deo do Concílio de Florença excluir a possibilidade de baptismo de desejo e de baptismo de sangue, quero mostrar com clareza que este é infalível e não pode ser contrariado.
É importante ressaltar que nem tudo na bula Exultate Deo (o Decreto para os Arménios) lida com conteúdo de fé e moral para ser crido pela Igreja universal. Essas secções não são necessariamente ensinadas ex cathedra (desde a cátedra de Pedro) ou infalivelmente. Mas esta citação acima certamente lida com conteúdo de fé e moral para ser crido pela Igreja universal e, portanto, ensina ex cathedra. Algumas pessoas apontam o facto de Exultate Deo não ter a mesma linguagem solene de Cantate Domino do Concílio de Florença, que todos concordam que é infalível. Alguns concluem, portanto, que é possível que Exultate Deo não seja infalível no que diz respeito à fé e à moral. Mas este argumento é facilmente refutado. Não só a bula Exultate Deo foi aprovada pelo Papa Eugénio IV e incluída nos decretos do Concílio, mas foi exigida aos arménios como profissão de fé, como a verdadeira doutrina da religião católica. Isso prova que é infalível.
Além disso, a bula Exultate Deo (o Decreto para os arménios) foi confirmada solenemente por uma série de outras bulas infalíveis no mesmo Concílio, inclusive por Cantate Domino.
Na Sess. 13 do Concílio de Florença, o Papa Eugénio IV emitiu outra bula ― esta sobre a união com os sírios ― na qual ele uma vez mais aprova infalivelmente a doutrina contida em Exultate Deo (o Decreto para os arménios). A bula termina com o Papa Eugénio IV a invocar a ira de Deus sobre qualquer um que a contrariasse. Aqui está a respectiva parte do texto.
Além disso, a própria Exultate Deo começa a sua secção sobre os sacramentos ― em que está contida a citação sobre a necessidade do sacramento do baptismo ― com linguagem autoritária que prova que este é o ensinamento infalível da Igreja Católica.
Portanto, o ensinamento contido em Exultate Deo referente a pontos de fé e moral a serem cridos pela Igreja universal é infalível e dogmático. Não pode conter erros. Assim, quando Exultate Deo define que, se não renascermos pela água e o Espírito, como diz a Verdade, não podemos entrar no reino dos céus, exclui qualquer possibilidade de salvação sem o baptismo de água. O que é interessante sobre esta definição em particular é que não é meramente uma citação de João 3:5 incorporada na definição do Concílio. Ao invés, o Concílio de Florença ensina o mesmo que João 3:5 enquanto o apresenta em suas próprias palavras. Ou seja, o Concílio de Florença está a definir a doutrina encontrada em João 3:5, não apenas a citar a Escritura.
Manter que alguém possa entrar no reino dos céus sem nascer de novo de água e do Espírito é contrariar este ensinamento infalível.
Notas finais:
1 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. HerderBook. Co., Thirtieth Edition, 1957, nº 696; Decrees of the Ecumenical Councils, Sheed & Ward and Georgetown University Press, 1990, Vol. 1, pág. 542.
2 The Papal Encyclicals, por Claudia Carlen, Raleigh: The Pierian Press, 1990,Vol. 2(1878-1903), pág. 188.
3 Decrees of the Ecumenical Councils, Vol. 1, pp. 580-581.
4 Decrees of the Ecumenical Councils, Vol. 1, pp. 589.
5 Decrees of the Ecumenical Councils, Vol. 1, p. 541; Denzinger 695.
6 Denzinger 696; Decrees of the Ecumenical Councils, Vol. 1, p. 542.
Artigos relacionados
E ainda dizem que as vacinas são seguras...
Francisco Salles 2 mesesLer mais...Olá. Assim que o tempo permitir, iremos publicar os livros em versão pdf.
Mosteiro da Sagrada Família 2 mesesLer mais...Olá. É possível adquirir os livros publicados no site de forma impressa?
Mayk Farias 3 mesesLer mais...Gabriel, hoje em dia é muito difícil, senão impossível, encontrar uma Missa tradicional que se possa frequentar ou assistir, dado que os ministros ou foram ordenados no Novo Rito de...
Mosteiro da Sagrada Família 3 mesesLer mais...Não existe obrigação de ir à Santa Missa hoje em dia mas visto que geralmente dá pra assistir à Santa Missa pela internet, estariam os católicos obrigados a pelo menos...
Gabriel 3 mesesLer mais...AMEM. AMEM. AMEM:
HERNANDES M SILVA 4 mesesLer mais...Infelizmente, milhões aceitarão mais esse veneno.
Marcos Roberto 4 mesesLer mais...Olá Amanda. Ficamos contentes por ter entrado em contacto com o nosso material. A fé católica é a verdadeira fé bíblica. É necessário ser católico tradicional para salvar-se. O material...
Mosteiro da Sagrada Família 6 mesesLer mais...Amém 🙏
João Batista Moura 6 mesesLer mais...Explique sobre Joao 14:6 Todos os sacrifcios feitos no velho testamento, apontam para a Cruz de Cristo. Nao crer nisto e ou substituir isto por outro homem perecivel, é simplesmente...
ENOS DELMIRO DE JESUS 7 mesesLer mais...